terça-feira, 26 de setembro de 2017

Projeto do 8º EPeEPe




UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

8º ENCONTRO PERNAMBUCANO DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA – EPeEPe






REFORMA CURRICULAR: IMPACTOS NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM PERNAMBUCO

Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte
21 e 22 de outubro de 2017












Nazaré da Mata
2017
 
APRESENTAÇÃO

O Encontro Pernambucano dos Estudantes de Pedagogia – EPeEPe deve ser realizado anualmente pela Executiva Pernambucana de Estudantes de Pedagogia com o apoio de entidades que representam os estudantes do curso, CA’s e DA’s, e instituições que ofertam o curso no estado de Pernambuco como a Universidade de Pernambuco - UPE, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, bem como Instituições Superiores privadas como UVA, Joaquim Nabuco, Facet, FAFIRE, Universidade Católica de Pernambuco, Maurício de Nassau, entre outras.
A Executiva Pernambucana dos Estudantes de Pedagogia – ExPEPe é a entidade de representação das/os estudantes de Pedagogia de Pernambuco. Dentre os organismos deliberativos da Executiva Estadual, o EPeEPe é a maior instância, por ocorrer durante sua realização às eleições para a composição da próxima gestão da coordenação, além de eleger os representantes do estado de Pernambuco na Executiva Nacional de Pedagogia - ExNEPe.
Após tantos anos sem executiva e sem encontro estadual, os estudantes de pedagogia de Pernambuco entendem a importância de reparar essa ausência ou lacuna de representação política e de fortalecer nosso papel dentro do movimento estudantil, dando continuidade a luta por uma educação pública, gratuita, democrática e a serviço do povo.
Dessa forma, o Encontro Pernambucano de Estudantes de Pedagogia será realizado na UPE campus Mata Norte nos dias 21 e 22 de outubro de 2017, discutindo o seguinte tema: “Reforma Curricular: Impactos na formação e atuação do pedagogo em Pernambuco”.

Caráter do Encontro

O Encontro Pernambucano de Estudantes de Pedagogia – EPeEPe reunirá os estudantes de pedagogia de todo o estado de Pernambuco, além de observadores e participantes de outros cursos e áreas.
O Encontro se configura como um espaço de integração científica, política e cultural, grandes potencialidades para troca de saberes e experiências diversas, para o fortalecimento da luta do Movimento Estudantil de Pedagogia em Pernambuco, para ampliação da consciência de classe e papel social enquanto pedagogo. É também uma ótima oportunidade de conhecer as diversas realidades educacionais do nosso estado, assim como formular as nossa bandeiras de lutas e eleger nossa executiva estadual.

Objetivo Geral

Promover o debate sobre as reformulações curriculares e suas implicações na formação e atuação do pedagogo em Pernambuco, impulsionando a luta contra as políticas governamentais que precarizam a nossa formação, com um currículo que nos transforma em meros dadores de aulas, sem contemplar a diversidade necessária do nosso campo de atuação, assim como a retirada de direitos trabalhistas e a regulamentação da profissão – PL 6847 que tem impactado na formação do pedagogo e provocado o rebaixamento do exercício de nossa profissão.

Objetivos Específicos

-Debater o conteúdo e o significado das reformulações curriculares que se encontram em andamento em diversos cursos de pedagogia, bem como de licenciaturas em todo o país;
-Debater a posição dos estudantes de pedagogia de Pernambuco sobre a regulamentação da profissão;
-Debater a respeito da alteração da legislação trabalhista com a aprovação da lei de terceirização e o agravamento das precárias condições de trabalho do professor com a possibilidade de contratação de professores horistas;
-Aprofundar o debate sobre a formação do pedagogo unitário;
-Impulsionar a luta dos estudantes pela participação nas reformulações curriculares de curso;
-Debater sobre a importância da educação contextualizada, camponesa e indígena como área de atuação dos pedagogos em nossa região;
-Debater sobre a importância das temáticas de relação étnico-raciais e gênero e sexualidade nos currículos de pedagogia;
-Organizar as atividades do Dia Nacional de Lutas da Pedagogia – 23 de novembro em Pernambuco em coordenação com a ExNEPe;
-Elevar a organização dos estudantes em nível estadual elegendo representantes da executiva estadual e nacional, assim como definir o plano de lutas estadual.

Público Alvo

200 participantes sendo estes estudantes do curso de Pedagogia das instituições de Educação Superior do Estado de Pernambuco profissionais da área de educação e comunidade acadêmica local e estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário